Primeiro o buquê deve se harmonizar com o estilo, o tipo físico e o vestido da noiva, depois se pensa no horário do casamento. Como é acessório dela não precisa estar de acordo com a decoração do local da cerimônia. Ta? Acredito que fique até meio sem graça.
Uma maneira de não errar, é escolher o buquê somente depois da definição do vestido e prova da maquiagem. E geralmente as flores usadas no buquê da noiva são as mesmas dos buquês da madrinha, das daminhas e ao enfeite do terno do noivo. Mas isso não é regra.
A seleção do buquê deverá ser feita escolhendo seu tipo, formato e tamanho.
Deve-se levar em consideração a altura da noiva. Para as altas, flores grandes e longas. Para as baixinhas, flores menores.
Combinar as flores com o tom de pele, olhos e cabelos fica perfeito. Para morenas, cores vivas como amarelo. Para brancas e loiras, tons de branco e pastel. Para ruivas, cores fortes, como o laranja. Os profissionais também indicam que a cor da maquiagem esteja em harmonia com o buquê. Principalmente o batom.
Se o vestido for clássico, com calda, véu, grinalda, o ideal é usar o buquê cascata.
Vestidos muito detalhados, bordados, exigem um buquê simples.
Agora se o vestido for bem discreto, simples, o buquê deve ser bem trabalhado e de preferência, colorido.
Casamentos realizados no verão pedem folhagens no buquê. No inverno as flores podem ficar bem unidas.
Se o buquê for natural, escolha flores da época, pois além de ser mais barato são mais fáceis de encontrar.
Recomendações
- Não deixe para escolher o buquê na última semana.
- Os buquês feitos com flores naturais requerem cuidados especiais, como ser conservados em água ou mesmo na geladeira até a hora do casamento.
- Se quiser ficar com o buquê, encomende outro para ser jogado como manda a tradição. (Há quem goste de jogar um sapinho vestido de príncipe, eu acho o máximo).
- O buquê não deverá cobrir o vestido e deve ser proporcional à altura e silhueta da noiva
Se desejar, o seu buquê pode ser desidratado para decorar a casa. Algumas noivas, depois do casamento, oferecem o buquê ao altar de Nossa Senhora ou presenteiam a mãe, avó ou alguma pessoa em especial.
Antes da escolha do tipo de buquê, será preciso decidir se será confeccionado com flores artificiais ou naturais. Os arranjos artificiais são mais práticos e não quebram ou caem tão fácil. Porém, com um pouco de cuidado, as flores naturais são inigualáveis e compensam o esforço.